Chuva e queda de temperatura marcam o início de abril no RS
01/04/2025
(Foto: Reprodução) Forte temporal atingiu Porto Alegre e outras cidades do estado na tarde de segunda-feira (31). De acordo com a Climatempo, mês de março foi marcado por temperaturas extremas e chuvas irregulares. Chuva em Porto Alegre
Pedro Piegas/PMPA
A instabilidade segue presente no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (1º), com previsão de pancadas de chuva principalmente no Litoral Norte, Serra e Extremo Norte, na divisa com Santa Catarina, segundo a Climatempo Meteorologia. O avanço de uma frente fria traz uma massa de ar frio, reduzindo as temperaturas no Estado.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem um aviso, até às 6h de terça-feira, de perigo potencial de tempestade com chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos, e queda de granizo nas regiões Norte, Sudeste, Serrana e Central do estado.
Aviso de perigo potencial de tempestade no RS
Divulgação/ Inmet
Um forte temporal atingiu Porto Alegre e outras cidades do estado na tarde de segunda-feira (31). Rajadas de vento intensas, muita chuva e nuvens densas fizeram com que a Capital ficasse com o céu completamente escuro, fazendo o dia "virar noite" em poucos minutos.
A tempestade causou diversos transtornos na cidade. A quantidade de chuva que caiu sobre a cidade provocou alagamentos em várias ruas, queda de árvores e destelhamentos.
Chegada do temporal em Porto Alegre
Caminhão tomba com força do vento durante temporal em Porto Alegre
Repórter é surpreendida por chegada de temporal durante entrada ao vivo em jornal no RS
De acordo com a Climatempo, na quarta-feira (2), novas áreas de instabilidade se espalham pelo estado, aumentando o risco de temporais.
Baixas temperaturas
Veja a previsão do tempo para a semana no RS
Na Campanha, o amanhecer na terça-feira deve ser gelado, com mínimas de 13°C em Santana do Livramento e 14°C em Bagé. Ao longo do dia, os termômetros permanecem amenos e dificilmente superam os 25°C em boa parte do território gaúcho.
Em Porto Alegre, onde os termômetros chegaram perto dos 35°C na segunda-feira (31), a máxima para terça-feira deve ficar em torno de 23°C. A tendência para os próximos dias é de tempo instável, com novas pancadas de chuva ao longo da semana.
Março de extremos no Rio Grande do Sul
De acordo com a Climatempo, o mês de março de 2025 foi marcado por temperaturas extremas e chuvas irregulares no estado. Enquanto algumas cidades enfrentaram dias de calor intenso, com máximas acima dos 40°C, outras tiveram acumulados significativos de precipitação:
Santiago registrou a maior temperatura do mês, com 40,5°C, seguida por São Borja (40°C) e Quaraí (39,9°C).
Já a chuva aconteceu de forma desigual. Enquanto o Rio Grande teve um acumulado de 173,6 mm e Santana do Livramento registrou 126,8 mm, cidades como Caçapava do Sul (15,4 mm) e Santiago (21,6 mm) ficaram muito abaixo da média histórica.
Conforme a empresa de serviços de meteorológicos, a influência de uma onda de calor no início de março e a presença do fenômeno La Niña, ainda que enfraquecido, ajudaram a manter a irregularidade da chuva e as temperaturas elevadas no Estado.
Previsão para os próximos meses
Especialistas apontam que, embora o Sul do Brasil possa enfrentar episódios de chuva forte nos próximos meses, as condições oceânicas e atmosféricas atuais são diferentes das de maio de 2024, quando o Rio Grande do Sul sofreu com as enchentes.
A previsão indica precipitações expressivas na região, mas sem os volumes extremos observados no ano passado, segundo a Climatempo.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS